RUNAS


                     


AS RUNAS surgiram há mais de 3 mil anos, entre os vikings. São letras mágicas gravadas em pedras, sementes, vidro, com nomes que variam um pouco de acordo com a região onde eram confeccionadas e utilizadas. Cada pedra oferece mais de uma possibilidade de interpretação, logo, a a mensagem que ela trás depende da pergunta (como é formulada) e a combinação com as outras pedras.

O nome RUNA vem do termo gótico que significa sussurro, algo secreto, mistério, segredo. Os símbolos rúnicos eram utilizados antes do advento da escrita sendo, depois, associados ao alfabeto celta. Sabe-se que os povos germânicos antes de possuirem uma escrita, costumavam desenhar símbolos em rochas.

Essas inscrições chamavam-se Hallristninger e datam de l.300 anos AC. São 24 sinais representando homens, animais, partes do corpo humano, armas, símbolos solares, de transporte, de tempo, da natureza etc., cujo significado profundo era transmitido secretamente de pai para filho.

Esse conjunto de sinais era usado como oráculo, podendo ser gravado somente em substâncias naturais, não manufaturadas, tipo cristais, sementes, couro, osso, madeira, conchas, seixos etc.

Para utilização do oráculo, os símbolos eram previamente consagrados com as forças da natureza, os 4 elementos: terra, água, ar e fogo. A mitologia dos povos da Escandinávia, região hoje correspondente à Suécia, Noruega, Islândia e Dinamarca é repleta de histórias sobre Deuses fantásticos, gigantes, dotados de incríveis poderes.

A gênese dos nórdicos é relatada nos poemas Edda Poético do Século IX. Conta a lenda que Odim - PROTETOR DAS RUNAS - um dos maiores Deuses Nórdicos, seus nome significa VENTO ou ESPÍRITO, o protetor dos exércitos, ficou pendurado pelo pé na Yggdrasil (arvore do mundo, que ligava o céu e a terra) passando frio e fome durante 9 dias e 9 noites e ferido por sua lança. Após esse ritual de sacrifício, teria avistado os caracteres rúnicos.

Era ajudado por dois corvos, HUGIN (Espírito e Razão) e MUNIN (Memória e Entendimento) que se posicionavam em seus ombros depois de percorrerem o mundo, durante o dia, na busca de novidades para o Grande Deus. Tinha um cavalo lendário SLEIPNIR, com 8 patas, se locomovendo rapidamente pelos céus entre a esfera humana e divina. Sua lança GUNGNIR, presente dos anões ferreiros, só se detinha após atingir o alvo. Sentado em seu trono onde podia avistar o mundo inteiro, ficava em companhia dos mais valorosos guerreiros mortos em campo de batalha, recolhidos no derradeiro minuto pelas “Walkirias” as doze virgens aladas com plumas de cisne. Esse exército espiritual do Bem, se mantinha alerta para entrar em ação contra as forças do mal, por ocasião do Crepúsculo dos Deuses – RAGNAROKK – (apocalipse). Os antropologistas afirmam que ODIM - homem, era um paranormal, possuidor de poderes psíquicos, que fazia contato com o mundo dos espíritos e conseguia detectar doenças e localizar pessoas e objetos à distância.

Esse homem, chefe de uma comunidade tribal da Ásia, com conhecimentos xamânicos, teria emigrado para a Escandinávia e lá instalado uma religião primitiva baseada nesse código secreto de mensagens mágicas. Odim-Homem, após sua morte teria sido elevado a condição de divindade local, sendo seus ensinamentos difundidos pelos sacerdotes. Os celtas eram adoradores da natureza. Os templos eram nas grandes florestas e sempre possuiam fonte de água subterrânea.

A Catedral de Chartres foi construída numa região da antiga Beócia, sede de um complexo pré-histórico, que reunia aldeias celtas e templo pagão da religião dos Druidas. No subsolo correm vários veios de água e, segundo especialistas em radiestesia, formam na superfície campos de energia telúrica excepcionalmente poderosos. Nos dias de hoje é permitido ao turista levar água dessa fonte que contem propriedades curativas. Portanto, os celtas conheciam radiestesia.

Os Mestres das Runas eram identificados pelo manto que usavam com pedras na bainha e por manterem a cabeça sob um capuz de pele branca. Eram muito respeitados pela comunidade em virtude do trabalho espiritual, jurídico e material que prestavam. No século I de nossa era, o hábito de consultar Runas já havia se espalhado pela Europa.

O jogo de Runas sempre se revestiu de um caráter mágico e sagrado e, usado como oráculo, chamam atenção para as forças ocultas que podem estar agindo.
É o consulente, com base nessas informações e fazendo uso de seu livre arbítrio, quem decide o que fazer para que as tendências se concretizem ou não. Deve manter-se receptivo para alavancar o positivo e transmutar o negativo. “Mestre interior é a serenidade que vem da certeza de que sempre existirá uma passagem que leva, do escuro profundo, para a luz clara do dia, sempre .... Sua orientação se dá quando a intuição se faz mais forte do que as dúvidas da razão e diz que, essa é a hora e aquela a direção”.

Ainda sobre as runas:  contam as lendas vikings que os deuses moravam em Asgard, um lugar localizado no topo de Yggdrasil, a Árvore que sustenta os nove mundos. Nesta árvore, o deus Odin conheceu a sua maior provação e descobriu o mistério da sabedoria: as Runas. Alguns versos do Edda Maior, um livro de poemas compostos entre os séculos IX e XIII, contam esta aventura de Odin em algumas de suas estrofes:

"Sei que fiquei pendurado naquela árvore fustigada pelo vento,

Lá balancei por nove longas noites,
Ferido por minha própria lâmina, sacrificado a Odin,

Eu em oferenda a mim mesmo:
Amarrado à árvore
De raízes desconhecidas.
Ninguém me deu pão,
Ninguém me deu de beber.
Meus olhos se voltaram para as mais entranháveis profundezas,
Até que vi as Runas.
Com um grito ensurdecedor peguei-as,
E, então, tão fraco estava que caí.
Ganhei bem-estar
E sabedoria também.
Uma palavra, e depois a seguinte,
conduziram-me à terceira,
De um feito para outro feito."

Esta é a criação mítica das Runas, na qual o sacrifício de Odin (que logo depois foi ressuscitado por magia) trouxe para a humanidade essa escrita alfabética antiga, cujas letras possuiam nomes significativos e sons também significativos, e que eram utilizadas na poesia, nas inscrições e nas adivinhações, mas que nunca chegaram a ser uma língua falada.

 





SIGNIFICADO DE CADA RUNA

THURISAZ "OS ESPINHOS" JUPITER "TH"

"As vezes a melhor ação é parar"

As plantas tem espinhos para se proteger e, na astrologia Júpiter é um planeta protetor, por isso Thurisaz significa ajuda e proteção, principalmente se cai junto a Eihwaz ou Elhaz, ambas também regidas por Jupiter.

Para a planta que sustem o espinho é uma defesa, mas para o incauto amante da natureza é um aviso. O aviso implícito em Thurisaz é inteirar-se da situação e fortalecer sua posição antes de tentar progredir mais. Em certas jogadas sugere que o consulente caminha na direção errada, e as Runas associadas indicarão se esta direção está ligada a negócios, emoções ou finanças.
Parar e verificar se atrás do espinho não vem um espinheiro. Fala também que não se deve estacionar em problemas e conflitos, mas lutar com todas as forças possíveis, ampliando horizontes.

Caso o consulente se encontre pressionado para a tomada de uma decisão, esta Runa aconselha a procurar ajuda de um profissional da área, como um médico, um advogado.
PALAVRA CHAVE : Cautela, avaliar antes de mudar de passo, calma, aviso, proteção, importante decisão a ser tomada, espera, observe, esteja atento.

Saúde : Cuidado, atitude de alerta.

Invertida : Precaução, parada ao longo do caminho, decisões precipitadas podem gerar aborrecimentos. Evitar a teimosia, precipitação e agitação.

Saúde : Stress, rins, próstata, retenção de líquidos.

"Quando estamos tendo muita sorte, precisamos usar a cautela e dosar com alegria as bênçãos e a proteção do momento.




RAIDHO "RODA DE CARRO" MERCURIO "R"

"Saiba aproveitar a mudança"

Mercúrio (Mensageiro dos Deuses) e Odin (se disfarçava de viajante) estão associados a esta Runa, eles são os protetores dos viajantes e dos mensageiros, e como o significado desta Runa é "Roda do Carro ou Carruagem", isto indica movimento de um lugar para o outro ou simplesmente viagem. Indica percursos fluentes, felizes, sem atrasos, sem acidentes ou qualquer tipo de problema.
Uma vez que os mercadores viajavam muito, esta Runa por associação está ligada ao comércio, intercâmbio cultural, apontando para momentos bons para compra e venda. Significa também bons acordos entre partes envolvidas. Como movimento significa ações, esta Runa significa decisões imediatas e com sorte.

PALAVRA CHAVE : Viagens de todos os tipos, movimento, reunião, receber mensagens, sinais, telefonemas, bons negócios, novas oportunidades, noticias inesperadas, mudanças para melhor.
Saúde : Seja calmo

Invertida : Viagem desagradável, obstáculos, rompimento, noticias
desagradáveis, risco de acidente.

Saúde : Fazer check-up, atividades físicas, sistema nervoso

"O caminho que preenche o Universo não é um caminho estreito que limita a liberdade do homem. É um caminho amplo e livre que dá acesso para todos os lados, por isso é chamado de "Grande Caminho".



GEBO "UNIÃO" VÊNUS "G"

"União sem anulação"

Gebo é regida por Vênus, que é o planeta do amor e relacionamentos afetivos. O símbolo de Gebo é representado por duas linhas que se cruzam, refletindo suporte mutuo, antes de tudo um presente dos Deuses. A Runa Gebo representa união, sociedade afortunada ou uma feliz união amorosa, esta é uma Runa muito positiva, principalmente se sair numa posição de resultado.
Em outro nível indica unidade de ação e intenção cujo resultado, o consulente sente como uma união com o mundo, experimentando um profundo sentido de paz e contentamento. Onde havia dificuldades chega o alivio.

PALAVRA CHAVE : Associação feliz, união, casamento, concordância, equilibrio mental e físico, união com o "Eu Superior", sociedade afortunada, harmonia com equilibrio.

Saúde : Excelente, Equilibrio físico e espiritual

"O amor é a sublime poesia dos sentidos, façamos dele a razão e o equilíbrio de ser de nossa vida".




URUS "O TOURO SELVAGEM" MARTE "U"
"Nã

"Não tenha medo de enfrentar o novo"

A caça de búfalos, alem de servir para a alimentação, nas tribos germânicas também era o meio pelo qual os jovens provavam à sua tribo que a sua masculinidade já havia atingido a maturidade e, consequentemente, já estariam aptos a participarem de tudo aquilo que envolvia os homens e guerreiros.

O significado principal de Urus é transformação natural, como o processo que ocorre na mudança da infância para a adolescência e da adolescência para a maturidade.

Urus pressagia uma promoção ou cargo de responsabilidade a ser assumido, e afirma também que o consulente possui força e habilidades suficientes para assumir essa nova responsabilidade.

O planeta Marte que rege Urus, dá a ele uma energia masculina. Indica energia, determinação, força de vontade, vitalidade e boa saúde.

Para os homens no amor, significa uma paixão forte e avassaladora. Nos negócios e questões financeiras, haverá uma melhoria desde que haja muita força de vontade.

PALAVRA CHAVE : Transformação natural, término de um ciclo e novos começos, energia e determinação, crescimento, força de vontade, promoção, amadurecimento, progresso.
Saúde forte.


Invertida : Enfraquecimento, falta de vontade, desânimo, oportunidades perdidas.

Saúde : doenças leves, problemas com pressão.

" Tudo e todas as situações com que a vida se depara, sejam elas agradáveis ou não, o homem tem que se adaptar à grande lei da mudança, da renovação e continuar a crescer".




ANSUZ "A BOCA" MERCURIO "A"

"Toda aprendizagem vale a pena"

Os celtas passavam sua sabedoria de "boca em boca", sem escrever seus conhecimentos. Ansuz significa boca e por associação a palavra falada. A palavra é um dom precioso que o homem possui, o importante é falar suavemente e sem raiva. Os mantras ensinam a adquirir a paz espiritual.

Após o sacrifício, Odin, "o velho sábio", ofereceu ao mundo, através da palavra, conhecimento, evolução e sabedoria.
Embora esse povo primitivo já gravasse Runa na idade do bronze, não conheciam a escrita como uma representação de idéias a partir de sinais, tal fato só começou a ocorrer no século XII.
Na área da educação Ansuz quer dizer um teste oral, uma entrevista, enfim, qualquer tipo de confronto oral sempre com sucesso prometido para o entrevistado.

PALAVRA CHAVE : Boa comunicação, ligação com a palavra, dialogo, sinais, mensagens, teste oral bem sucedido, bons conselhos, despertar interno, noticias, entrevista, viagens para conhecimento.
Saúde : Vida Longa

Invertida : Falta de comunicação, falta de dialogo, falta de clareza, rumores falsos, informações truncadas.

Saúde : Doenças na velhice, cabeça coluna vertebral e aparelho respiratório.

"Todos somos responsáveis pelo eterno fluir cósmico. O conhecimento dos Mestres proporciona atalhos para que possamos nos conduzir cada vez mais longe através das sendas inesgotáveis do saber".


KENAZ "A TOCHA" MARTE "K"

"Os caminhos estão abertos"

Kenaz significa tocha, a qual simbolizava a iluminação em várias religiões. No passado, colocava-se em volta dos acampamentos um anel protetor de tochas, o qual representava uma defesa contra animais selvagens ou contra ataques de inimigos.

Na mitologia nórdica o fogo é uma das energias que criaram o universo.

O fogo produz calor, podendo ser associado ao calor produzido pelo corpo, pela temperatura do corpo determinamos a vitalidade natural de pessoas.

A aparição de Kenaz, em qualquer jogada, representa um dos mais fortes e positivos símbolos das Runas. Kenaz é a Runa da proteção e da sorte, promete um período de influencias positivas.

PALAVRA CHAVE : Abertura, proteção, positivismo, claridade, criatividade, iluminação, estabilidade.
Saúde : Muita energia.

Invertida : Bloqueios, escuridão, diminuição da luz interior.

Saúde : Colapso nervoso, tratamentos com homeopatia

"O homem iluminado não encontra trevas no caminho, o fogo da sabedoria e da bondade emanarão e, por onde ele passar, a luz irradiará. Acenda sua luz interior".




WUNJO "A ALEGRIA" VÊNUS "W"

"É necessário calma para se atingir vitórias"

Na vida dura dos celtas, a única alegria eram as festas comemorativas de eventos agrícolas, como colheita ou o inicio da primavera após o rigoroso inverno.

Wunjo representa alegria e felicidade para o consulente, é excelente se cai em uma posição de resultado onde pressagia resultado satisfatório e afortunado. É também a Runa do trabalhador nórdico representando alegria no trabalho, paciência e a constância.

Deve ser analisada sempre em função das outras, pois perto de Runas que significam romances indica felicidade emocional.

Essa Runa tem poder de converter Runas ruins em Runas de atraso.

PALAVRA CHAVE : Alegria, felicidade, ganho material, frutos vindos do trabalho, bem estar, novas energias.
Saúde : Equilibrio

Invertida : Tristeza, crises, dificuldades.

Saúde : Perda de afeto, depressão

"Seja alegre, conserve para cima os cantos da boca. Semeie o riso por toda parte, cultive a alegria contagiante e se deixe contaminar pelo bom humor".



NAUDHIZ "A NECESSIDADE" SATURNO "N"

"Atrasos podem ser providências"

Na astrologia o planeta Saturno tem muitos atributos relacionados ao tempo. Representa paciência, tolerância, cuidado, todas as qualidades que sugerem ação lenta e deliberada sobre um período longo.

Naudhis aconselha a ter paciência, sugere um aprendizado de observação, onde os problemas irão se resolver no devido tempo, é importante não apressar esse tempo. Naudhiz é um mestre (não dos mais gentis) que ensina o consulente a moldar seu caráter.

Anuncia atraso, constrangimento, limitação, opressão, aflição, doença ou falta de vitalidade, escassez de dinheiro ou recursos. A não ser que caia junto a Runas negativas, não indica falência, e sim que se aguarde pacientemente.

Naudhiz aparece como um aviso contrário a grandes mudanças, é melhor manter as coisas como estão. Em posição de resultado, indica falta de sucesso, a não ser que venha acompanhada de Runas muito positivas.

O sofrimento rompe barreiras entre o físico e o espiritual e é na fé, chave da conduta mágica, é que descobriremos a cura para todos os males, de dentro de nós para nós mesmos.

PALAVRA CHAVE : Limitações, sofrimentos, restaurar o equilibrio, carências, atrasos.

Saúde : Ver parte digestiva. 

Invertida : Grande sofrimento, penúria, risco de falência, aprender com a adversidade, controlar raiva. Junto com a Runa branca indica erros passados a serem reparados.
Saúde: Moderação, cuidado, doenças crônicas.

"Siga seus caminhos misteriosos para que consigas fazer seu milagre, pois o sofrimento se transformará em remédio para seu corpo e sua alma".



JERA "A COLHEITA" MERCURIO "J "

"Que os Senhores da lei do karma sejam condescendentes com nossas faltas"

O significado de Jera é a colheita, ou seja, fruto do trabalho, aquilo que é merecido. Esta Runa refere-se a "força de Odin" e recompensa o consulente pelas suas atitudes passadas.

É uma Runa de justiça e por analogia todas as questões legais entram na sua área. Caindo numa posição de resultado tem uma conotação positiva, a não ser que as Runas que a acompanham sejam muito negativas.

Como a colheita é realizada em uma determinada época do ano, "Festival da colheita", é comemorado na Europa no final de setembro e outubro, e a colheita sendo o significada de Jera, indica que as coisas devem frutificar no seu devido tempo, e que o mesmo não deve ser apressado. (um ciclo completo).

PALAVRA CHAVE : Desfechos benéficos, resultados tangíveis mas não imediatos (um ciclo completo), satisfação, fertilidade, gestação, justiça, recompensas de atitudes passadas, frutos no tempo devido, alegrias, inicio de outro ciclo, retorno karmico.

Saúde boa, coração, pressão sangüínea

"Colheremos infalivelmente aquilo que semearmos. Plante apenas sementes de otimismo e amor para colher frutos de alegria e felicidade".


PERDHRO "ALGO OCULTO" MARTE "P "

"É momento de descobrimentos e revelações "

Perdhro tem um significado bastante complexo, mas geralmente ela contem a idéia do desfecho de alguma coisa desconhecida, oculta, mas que vira luz. Esta Runa também pode referir-se a qualquer segredo que o consulente esteja mantendo dentro de si.
Perdhro está associado também a um copo para jogar dados, os teutões tinham por hábito jogar dados, não simplesmente como um jogo, mas principalmente como adivinhação, sendo então apropriada essa tradução para a Runa. Por isso um outro conceito de Perdhro é o jogo de azar, o que se refere a alguém especulando ou tentando advinhar os resultados de uma questão ou jogo, assim pode representar ganho inesperado.
Jogo : Dados feitos de osso e um copo de chifres.

PALAVRA CHAVE : É a Runa da busca, sinaliza conhecimentos ocultos, ganhos inesperados, segredo, revelações agradáveis, favorável para jogos de azar.
Saúde : boa

Invertida : Desapontamentos, notícias desagradáveis, revelação de segredos
do passado, não participar de jogos de azar.

Saúde : Reumatismo, formigamento, pressão arterial

Os caminhos são secretos e ocultos e forças profundas de transformação estão agindo. Elevando a cabeça para o céu e os pés fixos no chão, ajude todos os que caminham a seu lado para o mesmo objetivo : O auto-conhecimento.


HAGALAZ "O GRANIZO" SATURNO "H"

"Precisamos aprender a conviver com as limitações naturais da vida"

Em um dia lindo, repentinamente pode cair granizo, sem qualquer aviso. Tal como as forças do destino que podem mudar o curso de nossas vidas.

Hagalaz indica um evento natural de ruptura, como doença, separação, casamento ou nascimento. Esta mudança pode fazer com que o consulente abandone seu curso de ação, dependendo das Runas vizinhas.

Hagalaz representa todos aqueles eventos fora do controle do consulente, e podem ser bons ou ruins. Estas rupturas podem ser afortunadas salvando o consulente de armadilhas e, na maioria das vezes acaba sendo a melhor saída, tomar medidas antecipadas para se proteger - reflexão

Regida por Saturno, planeta das limitações, restrições e tempo, Hagalaz consequentemente indica também limitações, obstáculos e demoras.

Os Xamãs eram peritos na arte de controlar as condições do tempo mas respeitavam a unidade ecológica. O feiticeiro só interferia no tempo após longo período de chuva ou seca.

Os problemas sempre surgem, precisamos fazer do impossível o possível, confrontar nossa própria dimensão. A compreensão ajuda diminuir as dificuldades.

PALAVRA CHAVE : Obstáculos temporários, interrupções repentinas, eventos fora de controle, atraso nos planos, limitações naturais, mudanças impostas para obter auto conhecimento, corte de proteção para poupar de acontecimento pior. Observar Runas vizinhas.
Saúde : Cuidado com acidentes inesperados.

"Já que a racionalidade consiste na sua essência de harmonia interior, conheça as limitações da vida que fazem a felicidadeA reflexão deve ser o alicerce da ação"

 


EIHWAZ "O TEIXO" JUPITER "Y "

"A reflexão deve ser o alicerce da ação"

O conceito de Eihwaz é a defesa contra o perigo. Como com a madeira do vidoeiro se faziam os melhores arcos, armas usadas pelos guerreiros, Eihwaz significa Vidoeiro ou Teixo ( madeira que enverga mas não quebra) .

Esta Runa é regida por Júpiter, o planeta protetor, tira-la numa jogada significa que nada atrasará, o caminho que se está seguindo e certamente é o caminho certo.
O vidoeiro em épocas remotas tinha o sentido de ressurreição, portanto Eihwaz indica que não importa quão ruins as coisas possam parecer, elas certamente irão ressurgir, e tomar novas formas a favor do consulente. 

Eihwaz fala ainda de eclipse, acontecimento pouco frequente, atado a crença de momento perigoso, onde se cruzam muitas energias. Assim tendo essa Runa como resposta, pode significar uma catástrofe prognosticada, mas que nunca se materializará, devido a enorme proteção recebida, e se por acaso se manifestar, acaba sendo a favor do consulente.
Os Celtas encaravam o teixo como proteção. Ela era encontrada largamente em cemitérios, diziam que tinha o poder de proteger os mortos e evitar que saíssem à caça dos vivos.

PALAVRA CHAVE : Defesa contra o perigo, proteção, remoção de obstáculos, ter uma meta, seguir um objetivo. 50 % da batalha ganha e o resto é com o consulente.

Saúde : Proteção contra doenças.

"Você está crescendo e não está vendo. Proteção você já tem, o resto é com você.


ISA "O GELO" JUPITER " I "

""É melhor deixar para um momento mais propicio"

Isa é regida por Júpiter, o planeta protetor, seu significado é o gelo, que possui também a qualidade de proteger e preservar.
Em uma jogada Isa significa o congelamento dos planos no presente momento, podendo os mesmos serem descongelados no seu devido tempo. Como resultado final indica obstáculos temporários que serão brevemente resolvidos, e o conselho dado é sentar e esperar a evolução dos acontecimentos.

Em uma jogada muito negativa , Isa sugere que o processo de congelamento foi longe demais, e que todo entusiasmo e emoção se transformaram em desanimo e desalento, portanto talvez seja melhor cortar os laços e mudar para um projeto mais estimulante ou uma relação emocional mais produtiva.


Como o gelo é inimigo do calor, na área de amizade e amor, Isa é uma Runa de pouca ajuda, ela mostra um resfriamento de entusiasmo na área emocional ou profissional. Geralmente indica uma separação, seguida de ressentimentos, neste contexto se inclui família, amigos íntimos, enfim todos aqueles dos quais se espera ajuda e sinceridade.


PALAVRA CHAVE : Congelar para proteger, planos em suspenso, permanecer quieto, tempo de espera, não contar com amigos, renunciar e demonstrar coragem e sabedoria, obstáculos temporários, sentar e esperar o momento oportuno, resfriamento de entusiasmo na área emocional, inatividade temporária

Saúde : Impotência, frigidez, esterilidade"O caminho da ressurreição é o galopar de uma longa estrada. O ressurgir é o nascimento de uma nova consciência".


ELHAZ "O ALCE" JUPITER/ VÊNUS "Z "

"Ajoelhe-se e receba as bênçãos"

O significado desta Runa é o alce, que junto com a rena, era a fonte de alimento para os teutões. Estes antigos habitantes da terra pensavam, que os animais mortos em uma caçada, eram entregues em suas mãos pelas mãos dos deuses, e que esses mesmos animais sacrificavam suas vidas para a sobrevivência da humanidade.

Assim o significado de Elhas é proteção dos deuses e sacrifício, mas com boa vontade, seria a troca agradável de um bem menor por um maior.

Esta Runa significa, uma nova influência afortunada entrando na vida da consulente, podendo ser em qualquer área da sua vida.

A palavra chave desta Runa invertida é a "vulnerabilidade" quer dizer que os outros estão querendo sacrificar o futuro do consulente, ou seus futuros projetos, em favor deles próprios. O consulente pode ser vitima de maquinações e ciladas, a não ser que tome muito cuidado.

Quando se tratar de assuntos ligados ao amor ou ao trabalho, aconselha-se ao consulente conhecer mais profundamente as pessoas, antes de entrar em qualquer tipo de relações mais profundas.

PALAVRA CHAVE : Proteção dos Deuses, ação oportuna, sacrifícios feitos de boa vontade, influencia afortunada em qualquer área, entrando em sua vida, vitórias.

Saúde : Boa, dentes, maxilares

Invertida : Vulnerabilidade, perigos, ciladas, baixa energética.


TIWAZ "O DEUS TYR" MARTE "T "

"Através da luta a alma alcança a profundidade espiritual"


Esta Runa indica a vitória em combate, ou em qualquer situação onde exista um elemento competitivo. Tiwaz era usada como um talismã pelos celtas, devido a enorme energia de guerreiro que luta muito para vencer. O símbolo era esculpido nas lanças.

Para os que não são muito competitivos, esta Runa indica um afloramento desta qualidade.

Tiwaz é uma Runa de motivação e de energia. Como na maioria das guerras visa-se a conquista ou o lucro, esta Runa indica um aumento tanto de poder como de riqueza.

Para as mulheres Tiwaz indica um companheiro, amigo e fiel ao seu lado, um protetor o qual ela irá respeitar.

Na época as lutas eram corpo-a-corpo, muitos guerreiros ficavam feridos, tinham orgulho em exibir cicatrizes de guerra. 

Significa também que você sobreviverá para lutar outras vezes.

PALAVRA CHAVE : Coragem, dedicação, vitória através de luta, lucros, companheiro, amigo e protetor (para mulheres), aumento de poder
Saúde : Cuidado com stress, cirurgias bem sucedidas.

Invertida : Força vital sendo desperdiçada, falta de energia, fracasso em empreendimentos competitivos, desânimo, sociedades com vida curta, maior atenção para si mesmo. 

Saúde : Evitar solidão

"Lute pelo que está planejando fazer, o momento é próprio para o sucesso".




EHWAZ "O CAVALO" MERCURIO "EO "

"Eu sou um ser feliz alimentado de luz, amor e velocidade"

De acordo com a astrologia, Mercúrio é o planeta da comunicação, e o principal significado de Ehwaz é a "mudança para melhor".
Geralmente é uma mudança planejada. Como Ehwaz significa cavalo, estas mudanças envolvem viagens, movimento de conquista de objetivos, noticias se junto com a Runa Ansuz, ou ainda assuntos galopando na direção certa.

PALAVRA CHAVE : Mudanças favoráveis, movimento, viagem, progresso, nova vida na direção certa, crescimento de negócios.
Saúde : Boa
 

Invertida : Movimento bloqueado, amarração, incerteza.

Saúde : Desânimo, ver parte energética

"Quando a pessoa amadurece terá aceito a vida como ela é e, com isso encontra a segurança, estando forte o bastante para encarar o futuro sem hesitações escolhendo a direção certa".


LAGUZ "A ÁGUA" LUA "L "

"A intuição é fonte de vida"

O elemento "água" representa o liquido e o estado de fluir. O elemento água é yin, feminino, passivo e receptivo.

Esta Runa corresponde ao liquido amniótico e transmite a idéia de concepção. Laguz indica sucesso em qualquer atividade que empregue a imaginação, podendo estar ligado a arte, desenho, musica e teatro.

Laguz também representa o subconsciente, a parte da psique, de onde afloram os poderes paranormais. Por esta razão, se esta Runa cair na primeira casa da jogada astrológica, significa que o consulente tem grande sensibilidade na captação de energia e deve seguir sua intuição. Indica ainda que o consulente tem capacidade de ensino, podendo transmitir seus conhecimentos de uma forma coerente e efetiva. É a Runa do professor.

No amor, se o consulente for homem, indica a mulher mais importante de sua vida, se mulher, ela mesmo.

PALAVRA CHAVE : Intuição, imaginação, fluidez das emoções, mulher importante e companheira (para um homem), poderes psíquicos, paranormalidade, sucesso em qualquer atividade que envolva intuição e imaginação.
Saúde : Boa

Invertida : Pensamentos confusos, falta de fluidez nos pensamentos e nas emoções.

Saúde : Problemas psicossomáticos.

"Procure viver sua vida interior, a vida do Eu verdadeiro, e de sua alma. Deixe fluir sua química, creia na sua intuição". "Mestre interior é a serenidade que vem da certeza de que sempre existirá uma passagem que leve, do escuro profundo, para a luz clara do dia, sempre. Sua orientação se dá quando a intuição se faz mais forte que as duvidas da razão, e diz que essa é a hora e aquela a direção."


SOWILO "O SOL" SOL "S "

"A vitória é incondicional. Eu amo a vida e a vida me ama"

De uma maneira ou de outra, a habilidade de derrotar o mal é universalmente atribuída ao Sol. Em latim um dos nomes do Sol tem o significado de "invicto" , porque em qualquer batalha entre a luz e a escuridão, o Sol sempre sairá vitorioso.

Sowilo é a Runa da vitória, e sua aparição em uma jogada assegura sucesso.

Para os celtas, o Sol é o símbolo da força da vida, a vitalidade existente entre todas as coisas vivas, incluindo a humanidade. Sowilo portanto é a Runa da saúde, da vitalidade e também da fertilidade.

PALAVRA CHAVE : Sucesso, vitória, grande poder, força vital, regeneração, vitalidade, fertilidade, realização

Saúde : Excelente, sensibilidade olhos

"A realização de seus desejos é possível neste momento".



BERKANO "A TREPADEIRA " LUA/ JUPITER "B "

"Os sonhos serão realização crescente"

Berkano é regida pela Lua, que é o símbolo da grande mãe, o principio da fecundidade da natureza. Portanto a palavra chave para Berkano é geração, tanto no sentido de procriar, como no sentido de família.

Esta é a Runa da fertilidade, e sempre indica o nascimento de uma criança ou de uma idéia. Indica sempre um resultado tangível, está associada a mãe e também anuncia eventos em família, como casamentos, noivados, batizados etc...Indica o lar do consulente, mas não simplesmente a residência mas sim onde está o seu coração. 

PALAVRA CHAVE : Nascimento físico de um bebê, ou de uma idéia, lar, mãe, proteção, crescimento, amadurecimento, evolução em negócios ou amor.
Saúde : boa

Invertida : Problemas no lar, conflitos domésticos, carências, brigas em família por problemas pequenos, esterilidade. 

Saúde : Fazer check up

"O crescimento é semelhante ao de uma árvore, mesmo quando perde as folhas no inverno, ela não fica inativa. Prepare-se silenciosamente para quando chegar a primavera lançar novos brotos e belas flores.
Como a árvore, enfrente as dificuldades e, silenciosamente prepare-se para florescer mais na época oportuna.



MANNAZ "A HUMANIDADE" SATURNO "M "

"O homem como ser social"

A tradução literal de Mannaz é a humanidade. Os antigos xamãs acreditavam na interdependência da raça humana, onde nenhum indivíduo conseguia ser inteiramente auto-suficiente.

Como Mannaz é a Runa da interdependência, significa que o consulente terá a cooperação de outro ser humano, que o levará a resolução dos seus problemas. O conselho recebido será objetivo e impessoal, honesto e confiável. Também pode ser ajuda de algum profissional, como médico, advogado, banqueiro, etc..

Mas Mannaz não indica a solução em outra pessoa, e sim, no próprio consulente, aconselhando-o, a olhar para seus problemas mais objetivamente, sem envolvimento 
emocional, afim de não tomar o rumo errado.

Na primeira casa da tiragem astrológica, indica que o consulente é um forte aliado na defesa dos direitos humanos e do bem estar da humanidade.

Significa também ambiente favorável para por os planos em ação.

PALAVRA CHAVE : Interdependência, atividades em grupos, cooperação dos amigos, manter-se receptivo, clareza interior, grupos favoráveis
Saúde : Boa, ver parte energética

Invertida : Inimigos ocultos, sabotagem nos planos, não esperar ajuda de outros, evitar falta de confiança e falta de fé no futuro, grupos desfavoráveis.

Saúde : Doenças de parentes masculinos.

"Evoluir é aumentar a consciência. Abra-se para o mundo, seja um canal para a expressão da união entre todos os seres".


INGWAZ "A DEUSA ING DA FERTILIDADE" VÊNUS "Ng "

"O meu potencial de criatividade me preenche, me satisfaz, me deixa feliz"

As palavras chaves desta Runa são : perfeição, encerramento e realização. É a Runa que indica o final bem sucedido de um plano, e junto a ele, a sensação de relaxamento após a crise. A ansiedade e as preocupações desaparecem.

Esta é uma Runa muito positiva, e sempre pressagia soluções favoráveis. A fertilidade é qualidade de Ingwaz, e dependendo das Runas vizinhas, pode significar : novo emprego, novo amor, ou o começo de uma nova vida para o consulente.]

Ela indica, final de um ciclo e inicio de outro mais feliz. É a Runa da gestação.

PALAVRA CHAVE : Realização, perfeição, sonhos realizados, fertilidade, nova vida, alegre desabrochar, concretizações, fim dos problemas.

Saúde : Recuperação, aparelho respiratório

"Compreender que o poder está dentro de nós. Tudo nos é concedido e o segredo está na fé, na esperança, no recomeço".


DAGAZ "O DIA" SOL "D "

"Tudo que acontece em minha vida é para o meu bem. A escuridão acabou.

O calor do Sol na primavera e no verão, é responsável pelo crescimento das plantas, e Dagaz é o símbolo de aumento e crescimento. Este ato de crescer, pode ser um relacionamento afetivo ou financeiro, sempre invocando um evoluir afortunado.

Dagaz indica aumento de conhecimento perto de Ansuz, perto de Berkano, aumento de família, perto de Fehu, aumento de riqueza, etc... É luz após as sombras.

Dagaz tem o poder de converter Runas invertidas em Runas positivas.

PALAVRA CHAVE : Crescimento, prosperidade, aumento, desfechos benéficos e garantidos, virada de 180º , luz após as sombras.

Saúde : Excelente condição física.

"Somos o que somos e estamos onde estamos por causa de nossos hábitos, eles são o único meio de crescimento e evolução de acordo com a nossa posição na ordem geral do Universo".



OTHALA "A RUPTURA - A HERANÇA" SATURNO "O "

"É preciso envelhecer com sabedoria"

Este é o momento para caminhos separados. Peles antigas devem ser mudadas, rejeitados os relacionamentos obsoletos. Quando esta Runa aparece numa jogada, é requerida a separação de algo. Othala é a Runa da ruptura radical.

Aqui, a ação adequada é o recuo, saber quando e como recuar, e possuir a firmeza de vontade para executar isso. A propriedade imobiliária esta associada a Othala, porque esta é a Runa da aquisição e de benefícios, "a herança ".

Quando Othala sai invertida, indica que não é o momento para ficar preso a antigos condicionamentos, a uma autoridade ultrapassada. Considere não apenas aquilo que o irá beneficiar, mas também o que beneficiará os outros. Uma vez que foi chamado para empreender uma separação radical de métodos antigos, terá de agir com total honestidade. Caso contrário por sua total negligência ou recusa em enxergar claramente, poderá causar sofrimento aos outros e prejudicar-se.

PALAVRA CHAVE : Rupturas radicais, separações de relacionamentos, proteção de bens materiais, rompimento com emprego, amor ou família com benefícios.

Saúde : Doença hereditária

Invertida : Atrasos, frustrações, problemas com herança, rupturas, separações acompanhadas de sofrimento.

Saúde : Doença hereditária necessitando de cuidados.

"O passado já é passado. Não rumine tristezas passadas, estar preso a coisas passadas é não dar espaço para coisas novas. É chegada a hora de deixar para traz o passado, despeça-se dele agradecido e não importa quão difícil tenha sido".



 DEUS ODIN "O DESTINO " (RUNA BRANCA)

"Não há nada que possa ser evitado, e sim amenizado com paciência, fé e tolerância

A Runa branca é também chamada de "WIRD", nome do grupo das três deusas do destino da mitologia teutônica. Seus nomes são: Urd, Verdandi e Skuld, e representam os três aspectos do tempo : passado, presente e futuro.

É uma lei invisível, desconhecida e determinada por mudanças súbitas alterando e dando nova direção em nossa vida. Essa lei é o nosso destino.

Toda vez que a mudança ocorre, precisamos parar e questionar o porquê dessas mudanças e como enfrentá-las. São mudanças bruscas trazendo marés de sorte ou de perdas.

Esta Runa governa o carma que cada um acumulou de vidas passadas.

Karma é um processo de evolução, não de castigo. Temos uma missão, somos formiguinhas do Universo, com uma função cósmica, um propósito, uma intenção de vida.

Nosso destino está ligado a família, cidade, pais, continente, planeta, geração, enfim uma função especifica para um determinado momento, somos partículas na criação do Universo. 

PALAVRA CHAVE : Teste de fé, destino próprio e verdadeiro, evolução, karma, situação fora de controle, auto transformação, relacionamento cármico.

"Sob o olhar calmo e enigmático que guarda o grande segredo, as energias se fundem e penetramos no "Eu Absoluto".





LIMPEZA, CONSAGRAÇÃO E LEITURA DAS RUNAS


Você pode optar por confeccionar suas próprias runas. Nesse caso, recolha materiais da natureza como sementes grandes do mesmo tamanho, ou pequenas pedras como seixos rolados de rio, ou pedras brasileiras polidas. Sobre cada uma desenhe, pinte ou grave a fogo, o símbolo de cada runa. Caso não queira fabricar suas próprias runas, compre-as, não esquecendo de limpá-las e consagrá-las.

Confeccionadas ou compradas, você deve lavá-las água corrente, de preferência em uma cachoeira ou no mar. Mas, na impossíbilidade de acesso a uma cachoeira ou mar, você pode lavá-las com água mineral ou em uma torneira mesmo.

Numa noite de Lua Nova, espalhe suas runas sobre um pano branco virgem, de preferência de algodão.

Acenda uma vela branca, um incenso e coloque pedras e cristais dispostos em círculo em volta das runas.

Encha um copo com água pura.

Entre em um  estado de relaxamento e procure transportar-se ao tempo dos celtas ou dos vikings. Imagine-se no meio de um círculo na floresta, cercado de druidas (os sacerdotes de então). Pense no deus Odin, protetor das runas, e invoque o poder dos quatro elementos: fogo, água, ar e terra.

Passe as suas mãos espalmadas por cima das runas que deseja consagrar como seu oráculo pessoal. Então recite o seguinte encantamento, três vezes, em voz alta:

"Magnífico Odin, Senhor do Vento do Norte,
permita que eu receba o dom de ler meu futuro no sagrado alfabeto rúnico por ti revelado.
E, com pleno respeito às tradições celtas,
prometo reverenciar as leis traçadas pelas Nornas, senhoras do destino.

Assim torno-me um instrumento de tua vontade para revelar a mim mesmo e a outros
os caminhos do guerreiro espiritual em sua busca de auto-conhecimento.

Prometo respeitar as leis da natureza e o oráculo sagrado que agora consagro em teu nome, deus Odin,
sob o poder do vento, do fogo, da água e da terra. Assim seja e assim se faça"


Após praticar o ritual, retire apenas uma, procurando compreender seu significado. Ela lhe informará a melhor maneira de utilizar o seu oráculo. Acondicione suas runas num saquinho de seda ou de veludo, sempre acompanhadas de uma ametista e de uma turmalina preta, para transmutar qualquer energia negativa que possa penetrar nas runas após uma consulta ao oráculo.

Outra forma, um pouco mais complexa de consultar as runas é através da CRUZ RÙNICA.




A CRUZ RÚNICA


Trata-se de um processo de selecionar algumas Runas, num esquema de cruz e interpretá-las. O jogo indicará a energia do momento através da teoria da sincronicidade e da probabilidade. A sincronicidade é um fenômeno que segundo JUNG quer dizer coincidência significativa. Em linhas gerais, as respostas e as soluções estão dentro de cada Ser, e o jogo é uma forma de burlar o consciente e estabelecer ligação com o inconsciente. Devemos ainda ter em mente que não se trata de adivinhação e sim detectar que tipo de energia está reinando, para que possamos, então, através do Livre Arbítrio, potencializar e acessar a vibração ou deletar totalmente mudando as “formas pensamento”.




CONSELHO DO EMPÓRIO WICCA

É óbvio que o texto aqui postado é muito simples e serve apenas para dar uma visão muitissimo superficial sobre as runas.  Esse oráculo é complexo e exige estudo. Assim aconselhamos a aquisição de bons livros sobre o tema. é um oráculo fascinante e que nos ajuda muito quando estamos diante de problemas  que não conseguimos achar uma solução.




VOLTAR -PÁGINA INICIAL